domingo, 22 de março de 2009

terra dos homens

" Que é o Saara para você, sargento? Um deus perpetuamente em marcha para o seu fortim. E também a doçura de uma prima loura atrás de cinco mil quilômetros de areia.
Que é o deserto para nós? O deserto que nascia em nós. O que sentíamos em nós mesmos. Nós também, naquela noite, sentíamos saudade de uma prima, de um capitão..."


Terra dos Homens de Saint-Exupery

reflexos da inocência



"Quando criança, eu acha que para ser corajoso era preciso agir.
E que para sonhar ou progredir na vida era preciso coragem.
Mas é apenas para ficar parado que é preciso ter coragem."

fala de Daniel Craig no filme.

mais um achado

para as mães de plantão, um tutorial de como fazer um lindo livro para o seu baby.
veja em: Random Vintage Find

cores, proteção e encantamento

andando por ai vou descobrindo cantos lindos.
este blog que apresento é o espaço da Lídia Luz, que faz um artesanato 100% brasileiro, com mistura de cores e crenças religiosas, seu trabalho resulta em peças delicadas e protetoras. tudo muito lindo!!!
vejam em: http://lidialuz.blogspot.com/

aqui alguns colares que amei, um protege e o outro encanta!



sábado, 21 de março de 2009

um achado imperdível

nas andanças pela web achei este blog, um delírio para os olhos.
mãos abençoadas a destas mulheres. este trabalho é da Olinda Evangelista, olhem no site http://palavrabordada.blogspot.com/ o que elas aprontam com linha e tecido.



para ir direto ao link da imagem acesse http://palavrabordada.blogspot.com/2009/01/la-vai-o-trem-com-o-menino-nani.html

antes e depois

tem um blog muito interessante, que faz diversos posts diários com imagens lindas e delicadas de decoração e design. vale visitar o blog, tem ideias fantásticas http://www.designspongeonline.com/

este que estou mostrando hoje, em particular, não me agrada muito, afinal eu sou fã de carteirinha de móveis de madeira, mas a ideia criativa é muito boa, simples e barata.
a intervenção na mesa de madeira me incomoda,eu faria isso numa peça de outro material - que tal numa mesa de fórmica?
e você, o que acha???



terça-feira, 17 de março de 2009

escolhas

adoro fazer descobertas, principalmente se elas me ajudam a compreender melhor a vida.
foi pensando e tentando respirar - como a Nélida me indicou - que acabei percebendo a razão da minha agitação interna.

não gosto de escolher, esta é a questão!

bom, melhor explicar, caso contrário todos vão achar que sou a pessoa mais insegura. decido muito bem questões de trabalho. se devo trocar o papel, inverter a cor, dar mais força na impressão, trocar o fornecedor... todas as decisões relacionadas ao meu trabalho são fáceis como 1 + 1 = 2.

definições de com que roupa vou? essa é mais fácil ainda. não estou falando de definições técnicas ou corriqueiras, mas sim das que envolvem rumos de vida.

porém, me peçam para definir questões que apresentem o menor risco de erro e acerto na vida pessoal... ai começa o problema. não consigo escolher, quero levar tudo pra casa. se a decisão é por emprego A ou B, fico pensando em como ter os 2. a questão é o medo de errar e colocar minha vida rolando precipício abaixo.

na hora destas decisões apelo para todos os Santos, e peço que intercedam e me mostrem a melhor escolha, que loucura! o bom é que há cura e, ela só vem através de muita meditação e respiração. melhor que anos de terapia.

domingo, 15 de março de 2009

tenho medo



amigas e amigos, desta vez preciso desabafar.
pois é, estou assim, com medo de tudo.
crise financeira mundial, falta de salário fixo, iniciando minha empresa, conta bancária esvaziando rápido e marido perdendo ganhos e com problemas no trabalho que não estamos conseguindo resolver... medo, frio na barriga, dores no estômago.
choro preso na garganta.

medo de não conseguir suportar.
medo de não sobreviver.
medo de perder.
medo de assumir que não fui esperta o suficiente.
medo de ruir no meio.
medo de descobrir que o relacionamento nunca existiu.
medo de retornar.
medo de chorar e me afogar.
medo de olhar para o lado,
e ver que um rema para um lado e o outro para o lado oposto.



" tenho medo de parar e medo de avançar
tenho medo de amarrar e medo de quebrar
tenho medo de exigir e medo de deixar
medo que dá medo que medo que dá
...
medo de olhar no fundo
medo de dobrar a esquina
medo de ficar no escuro
de passar em branco, de cruzar a linha
medo de se achar sozinho
de perder a rédea, a pose o prumo
medo de pedir arrego, medo de vagar sem rumo
..." - parte da letra de Miedo do Lenine e Pedro Guerra


lembro de quando era criança e falava para minha mãe que a palavra medo estava proibida em casa. lembro de ter falado que juntas iríamos vencer, que não devíamos ter medo, mas agora me sinto só e sem forças.
sinto falta de um companheiro.

sábado, 14 de março de 2009

folia na blogosfera

estou desde o carnaval em dívida com a Eliza, do blog esquina do desacato (http://esquinadodesacato.blogspot.com). no carnaval ela fez um post que gostei muito e pedi autorização para colocar no meu blog, porém com a correria das últimas semanas acabei não conseguindo.

gosto do texto pois ela conseguiu traduzir em palavras a explicação de como nos sentimos bem estando num cantinho com poucos e escolhidos, longe da badalação de carnaval.
nesse ponto completo: fico bem longe de toda e qualquer badalação, não tenho mais paciência e nem animo para curtir a noite em lugares cheios e da moda.
- estou velha????
- bom, uns certamente dirão que sim, mas que seja. o meu sentimento é de que estou em outro momento. sou uma pessoa diurna, adoro acordar cedo e ver o sol na varanda, as plantas alegres e os pássaros cantando.

segue o texto da Eliza, divirtam-se.
e, Eliza, obrigada por ceder para colocar aqui no post. muito bom encontrar alguém que entenda bem esse sentimento, esse desejo de tranquilidade.

É Carnaval! Se eu amo a festa? Não. Odeio? Também não. Falta-me folia por dentro, assim como meus pés desconhecem o samba. Mas gosto dos dias de folga debaixo do sol, da cervejinha, dos amigos para uma conversa e de olhar os corpos embalados no ritmo, os braços abertos e as cabeças para trás daqueles que parecem beber o ar. Gosto das vozes em uníssono, escondendo os desafinados, gosto da alegria efêmera e dos arco-íris de serpentinas cruzando caminhos e destinos. Apenas não fui feita para multidões. Sempre foi assim. Sou dos poucos e grandes amigos. Sou das relações ao invés dos contatos. Sou mais do toque do que das alegorias. Até gostaria de ter essa vocação para muitos, para o riso escancarado e sem pretensão, para as galeras, as arquibancadas... Fazer o quê? Preciso da intimidade, das longas conversas, do olho no olho, de pensar alto e junto, das questões que buscam respostas em mim e no outro. Preciso da eleição do olhar que me acaricia, de que saibam meu nome quando falam comigo e de que se apresentem, perdendo aos poucos as ressalvas, enquanto nossas defesas vão se tornado desnecessárias e perdendo a função.

Tenho passeado pelos blogs e encontrado de tudo. Se há um monte de baboseira, há também cantos agradáveis, gente que desconcerta, instiga, provoca... faz pensar, diverte, troca, comove e convida. Alguns têm tantos seguidores (não gosto desta palavra, mas enfim...) que parecem liderar uma legião. Acho admirável essa capacidade de aglutinar gente, construindo verdadeiras redes de intercâmbio...

Também no mundo virtual, parece que meu rumo é ao avesso, pois lá vou eu construindo intimidades... Aguardo as 2ªs feiras, como se tivesse um encontro marcado com o Renato do “Aperte o Alt”. (http://aperteoalt.blogspot.com). A Susanna do “Topografia de Interesses” já tem até a senha da passagem secreta para esta esquina. (http://topografiadeinteresses.wordpress.com). A Nine prescinde de espaço individual, mas visita esta esquina e dela se tornou sócia, assim como Rita. A Jana (http://www.janalauxen.blogspot.com) criou um espaço aonde dá vontade de sentar para ouvi-la falar. Seu jeito é franco, sem rodeios. Respira juventude e aquela certeza de que vai conquistar o mundo. Que assim seja! Há também aqueles que moram na delicadeza. Mesmo que a indignação os tome de jeito, escolhem o jeito mais doce de dizê-la. Não dá pra não se comover com quem todo dia se pergunta “E agora, Maria?” (http://euamaria.blogspot.com). Não se passa indiferente a quem nos promete que “O Mundo tem Inscrições Sempre Abertas” (http://inscricoessempreabertas.blogspot.com). E o que dizer de “Intersemiótica”? (http://intersemiotica.blogspot.com) Contemplação em estado de puro, pronto para o intercâmbio de signos. E por aí vou seguindo, em busca de indignações, identificações e diversidade.

Quanto à essa esquina... lembro-me de Bethânia, lá se vão muitos anos, no show “Pássaro da Manhã”: ... Trata-se de um espaço inacabado, porque lhe falta a resposta, resposta esta que espero que alguém no mundo me dê.

Como vocês veem, nem toda folia se faz de samba suor e cerveja.
Beijo,
Guilhermina

qualidade



pois é, tanto falo em qualidade de vida que não pude deixar de incluir uma coisa que faltava na minha rotina.
agora estou me exercitando 5 vezes por semana.
2a e 6a - pilates por 1 hora e meia.
3a - yoga - com cuidado por causa da coluna.
4a e 5a - aeróbica - esteira e bicicleta para queimar calorias e colocar o corpo em dia.

meu objetivo nem é emagrecer, mas certamente isso vai acontecer.
o que quero é qualidade de vida, cuidar mais do corpo que está envelhecendo e principalmente sofrer menos com a coluna.

minha primeira semana foi fantástica, fui todos os dias sem grande sofrimento, mas já percebendo que a confiança vem aos poucos com as pequenas conquistas.

terra dos homens




"Mais coisas sobre nós mesmos nos ensina a terra que todos os livros. Porque nos oferece resistência. Ao se medir com um obstáculo o homem aprende a se conhecer; para superá-lo entretanto, ele precisa de ferramenta."

texto extraído do livro Terra dos Homens de Saint-Exupery

sim, este livro furou a fila.

alguma coisa está acontecendo...



"E toda banda larga será inutil
se a mente for estreita."


Adorei essa frase, ela transcende ao comercial.
Ela me convida a pensar, a ser uma pessoa questionadora.
Sinto desejo de crescimento, de progresso, de melhora.
E vocês o que acham????

domingo, 8 de março de 2009

uma semana atribulada


foto retirada do site da Latinstock

achei que a semana não fosse terminar nunca.
talvez ela não tenha terminado, tenho a sensação de que as semanas estão totalmente emendadas umas nas outras. não há tempo para lazer, relax, nem nada.

março começou a todo vapor e 08 dias, parecem ter transcorrido como apenas 01 dia.

segunda, dia 02 entrei na gráfica cedo. tinha que acompanhar um trabalho que finalizaria no final do dia, mas as adversidades foram surgindo e saí da gráfica na terça às 18 horas. atrasada para os compromissos que já tinha agendado há uma semana, corri, sem pensar em banho, comida, água. fui direto para a reunião num cliente, pedindo desculpa pelo trapo humano que se apresentou. na sequência fui encontrar uma amiga querida de São Paulo que estava no Rio. como já estva 24 horas sem comida, aproveitei para jantar. lógico que a comida caiu como uma bomba no estômago, já tão castigado pela cortisona, cigarro, café e condimentos em excesso.
cheguei em casa 01 da manhã de quarta, dia 04. me assustei com o caos, mas tive que conter o susto, estava acabada, o trapo humano tinha piorado em alguns graus e a única providência que pude fazer foi me dar o direito de um delicioso banho frio e cama, com o pensamento de que amanhã era um novo dia e eu teria tempo para arrumar a casa, tomar café da manhã, almoçar com a amiga de São Paulo, afinal queria que ela não retornasse com a impressão de que eu estava acabada, queria que ela me visse em perfeito estado, parecendo gente normal e bonita...
tudo ilusão, o amanhã, na verdade era o mesmo dia, afinal de contas cheguei em casa no início da quarta. dormi sobressaltada, sonhando com clientes, bichos, uma fauna incrível a poluir minha tranquilidade. o resultado, não podia ser outro. acordei acabada, me sentia pior do que antes, 6 horas de sono que não fizeram nenhum bem ao meu ser. mas enfim, acreditei que a quarta ia passar rápido e eu teria forças para fazer tudo o que precisava. lógico que não contei que teria tanto a fazer, mas foi bom, um dia corrido que terminou com planos de uma bela praia no dia seguinte, minha semana tinha terminado.
para finalizar o dia, marido liga e diz:
- bom, como não vejo minha mulher há tanto tempo, quero convidá-la para jantar.
me senti uma deusa, a mulher mais amada e produtiva do mundo. incrível como sou pega por pequenas atitudes. eu que sempre reclamo da falta de romantismo dele, naquele momento fiquei encantada e me transformei na mulher mais realizada, todo o esforço da semana tinha valido a pena, ia terminar a semana com um jantar romântico e praia na quinta.
o jantar foi perfeito, conversamos sobre nossa semana, fizemos planos de trabalho, envolvimento com a vida, casa, filhos que um dia chegam. tudo perfeito, eu só não contava que a semana estava longe de terminar.
quinta, levantei cedo, mais ou menos refeita da confusão da semana. olho os e-mails que não via desde domingo e descubro que a praia seria adiada. só na parte da tarde iria colocar o plano final de semana antecipado em ação.
fiquei de 8 às 13 horas no computador, enviando e recebendo orçamentos. falando ao telefone com diversas pessoas, implorando prazos e urgências. foi ai que recebi uma ligação que mudariam o resto da quinta e sexta. um cliente me chamando urgente para apagar um incêndio.
pois é, todos os meus planos de antecipar o final de semana foram embora. quinta fiquei na rua, sem almoço até 20 horas. e sexta fiquei de 9 às 23 horas na rua, correndo, enfrentando calor, transito e esperando clientes.
é, essa foi a minha semana, 5 dias que pareceram 1. sábado passei o dia na cama, dormindo, recuperando a energia gasta e hoje tenho que cumprir tarefas familiares. ah como tenho saudades de tempos que a vida não exigia tanto.

domingo, 1 de março de 2009