domingo, 7 de março de 2010

O vendedor de passados - eu recomendo!

Este é o primeiro livro  que li de José Eduardo Agualusa, famoso escritor Angolano.
A história é contada por Eulálio, uma osga, uma lagartixa que nasceu e viveu por toda a vida nesta mesma casa, seu entrosamento com o ambiente e seu dono é tanta que ela sente os rumores da construção e dos pensamentos do seu proprietário, escuta todas as conversas e é a maior testemunha de toda a reviravolta que aqui acontece.
Félix Ventura é o dono da casa, cenário de toda essa prosa. Ele tem um estranho ofício, vende passados para quem precisa de uma boa história para contar. Seus clientes são empresários, políticos entre outros, todos com futuro garantido, mas o desejo de esconder o passado, ou ansiosos por um passado digno.
Numa noite, durante o jantar, a campainha toca e um homem entra. Quer um passado, quer um nome.
Conversam e aos poucos, durante os dias seguintes Felix constrói essa história. Porém esse estranho homem não se satisfaz e vai atrás do passado criado, ele quer vivenciar, quer realmente sentir a nova vida. Mas tudo isso é pretexto do autor para fazer o encontro dos demais personagens do livro e no ápice do livro poder apresentar e concluir toda a trama que nos reserva. 
Não vou contar, quero que vocês leiam o livro. Uma leitura simples, rápida e gostosa. A cada capítulo  Agualusa tem uma surpresa para o leitor.

Nenhum comentário: