domingo, 7 de março de 2010

8o livro do ano - Sinto-me só

É um livro de memórias, de uma família que já esteve na mídia diversas vezes.
Karl Taro Greenfeld, autor deste livro, é o irmão de Noah Taro Greenfeld, um homem que hoje tem aproximadamente 40 anos e nasceu com déficit de desenvolvimento, conhecido como autismo. A história de Noah já foi contada diversas vezes pois seu pai, um escritor americano, Josh Greenfeld, já escreveu livros e crônicas sobre a vida com Noah e todas as dificuldades implícitas naquela convivência. Mas Karl foi além, ele conta no livro a visão do irmão mais velho.
O livro mostra a crueldade dos tratamentos, os preconceitos, as cobranças e culpas familiares. Durante a leitura nossos sentimentos vão se transformando conforme os fatos vão se desenrolando. Em alguns momentos tenho raiva da mãe de Karl que mortalmente culpada pela situação do filho, não percebe o que acaba fazendo com a família, principalmente com o filho mais velho. Sofro e me indigno com o tratamento dado ao Noah em algumas instituições. Me irrito com o pai que se isola para ganhar dinheiro e deixa que a relação familiar afunde.
Não tendo o amor e a dedicação dos pais, vendo que todos os esforços são focados na sobrevivência de Noah, Karl envereda por caminhos de pequenos furtos, drogas e fracasso, piorando a relação dele com os pais. O livro é uma catarse, onde Karl revê seus erros e da sua forma faz seu pedido de desculpa. Um livro intenso, sobre uma síndrome que ainda hoje não se sabe a causa e nem como se cura.

Nenhum comentário: