sábado, 27 de dezembro de 2008

educacão dos filhos

os pais deveriam entender o poder que tem.
cada atitude, ou falta de, é diretamente transmitida para seus filhos.
cada transmissão é percebida de uma forma, e dependendo da estrutura familiar a construção da personalidade da criança fica afetada pelos atos dos pais.

ser pai e mãe, não é só dar casa, comida, roupa lavada e escola.
vai muito além disso.

outro dia perguntei a um adulto:
- você tem lembrança da sua mãe brincando com você, quando você era uma criança?
a resposta foi triste; "não, ela não tinha tempo."
então perguntei:
- ela tinha tempo para te dar carinho? demonstrar amor e afeto por você?
a resposta novamente foi triste; "não, ela não tinha tempo."

fiquei pensando...

eu fui criada apenas pela minha mãe, que trabalhava 14 horas por dia, numa máquina de costura para nos sustentar. mas ela tinha tempo de parar e rolar no chão comigo, fazendo o que se deve fazer com as crianças; brincar, dar carinho.

minha mãe cometeu mil erros, mas o principal ela não cometeu. ela me ensinou a amar, a dar carinho. vejo que as famílias não têm esse costume.

outro ponto importante que minha mãe me ensinou, limites. há lugar e hora para cada coisa. na hora que a mãe diz não, é não, e não adianta fazer birra. hoje vejo os filhos dobrando os pais e conseguindo tudo o que querem.

fico preocupada.

minha sogra disse que uma amiga minha cria o filho numa educação de freira.
se uma pessoa de idade, como a minha sogra, não entende que há limites à serem dados, quem vai entender? hoje cada vez mais tudo está liberado. não quero uma educação moderna para o meu filho. quero uma educação com limites e princípios bem definidos.

bem que dizem, avó só estraga.

Nenhum comentário: