domingo, 3 de janeiro de 2010

empreender!
quem de vocês já se viu na situação de abrir um negócio?
se você passou por isso vai entender bem o que estou vivendo. como é difícil, é um momento tenso e solitário. não há dinheiro sobrando, todos os passos devem ser dados com cautela e normalmente não temos com quem dividir as dúvidas e questionamentos que surgem.
é quando você realmente descobre quem são seus parceiros, clientes e amigos.
e, o pior, é quando queremos mais do que nunca que tudo aconteça rapidamente.
eu, uma ariana, nata, fico em situação pior, quero que 5 anos aconteçam em apenas um ano.
mas não adianta, temos que dar tempo ao tempo, nada vai acontecer antes do tempo devido e se acontecer a tendência é que o resultado final seja negativo.

bom, com tudo isso me sinto muitas vezes triste, isolada e por isso sumi do  blog (Lilly, você tinha me perguntado pq sumi, o que  tinha acontecido.. pois bem, aqui está sua resposta). 2009 foi o primeiro ano da Mandarina, um ano positivo pois consegui me sustentar a trancos e barrancos, mas consegui me manter em pé. por diversas vezes desejei e convidei pessoas para serem sócios na Mandarina, ainda bem que ninguém aceitou. estouu lendo "O Livro Negro do Empreendedor" e vi que teria feito a maior burrice, o maior erro da empresa.
quis contratar um funcionário para me ajudar, procurei uma sala comercial para alugar, isso tudo e muito mais eu tentei fazer em 2009. ainda bem que não consegui fazer nada disso.
agora, depois de ler este livro percebo como é importante cada etapa deste processo inicial e vejo como tenho que viver calmamente cada uma delas. se tenho muito o que fazer, devo me desdobrar para fazer tudo e não sair contratando pessoas, sem ter a certeza que é devido.
enfim, tenho algumas certezas:
- 2009 não foi um fracasso, foi um ano de aprendizado, por mais que tenha imaginado parte do que ia viver, muitas coisas foram diferente. foi também um ano onde percebi minhas falhas para em 2010, corrigi-las e continuar aprendendo e crescendo.
- 2010, será um ano de ajustes e da maturidade do meu posicionamento como empreendedora. um ano de muito trabalho, muita organização e planejamento. os focos deste ano são aprendizado e planejamento.
- 2011, colheita de frutos iniciais. crescimento, contratação, mudança para um espaço próprio da empresa.
- 2012, concretização da empresa, ajustes de rumo e cartada final para em,
- 2013, garantir a empresa no mercado. dizem que nos 5 primeiros anos 95% das empresas fecham, eu vou passar por estes anos iniciais e vou superar todos os desafios.
bom, assim espero que seja, de hoje em diante vou utilizar o blog também para contar a vocês um pouco do que vai acontecer com a Mandarina, mostrar trabalhos executados e, claro, vou contar muito com o apoio e dicas de todos vocês.
beijos, beijos e beijos.

4 comentários:

Marluce disse...

Oi!
Adorei sua visita ao meu blog :)
Vou acompanhar o seu também!
Também fui atingida pelo vírus das obras, mesmo com os aborrecimentos obra é um vício, sem retorno :)

Beijos
Marluce

Rosa Maria disse...

Te desejo todo o sucesso do mundo para a Mandarina e muita, mas muita paz e sucesso para 2010!

Euzinha! disse...

Obrigada linda Rosa!
Marluce, acompanhe sempre e deixe mensagens, passarei pelo seu também!
beijos!

Alex disse...

eu li seu post e estou no 3 ano da minha carreira solo junto com um sócio que e meu irmão e estamos passando por uma crise e li tambem o livro negro do empreendedor justamente nesse momento de mudança as vezes agente planeja uma coisa e acontece outra e fácil escrever mas as coisa são bem diferentes tudo muda muito rápido
http://olivronegrodoempreendedor.blogspot.com/
segue o link releia o livro ele tem muito a ensinar