domingo, 1 de fevereiro de 2009

resposta para Gavinhas da Alma


oi Marie!!!!!
que bom que voltou! volte sempre e quantas mil vezes quiser!
a resposta ficou tão grande que preferi fazer um post especial para você, com direito a uma ilustra pesquisada na internet, tomara que você goste.

sabe perder livros no inicio foi muito difícil, eram os meus bens mais preciosos. mas a vida vai ensinando que daqui nada vai, tudo fica, ai pensei;
"-se fica tem que ficar melhor do que está comigo."

assim comecei. ainda estou no inicio, os livros mais queridos só consegui me desfazer em perdas direcionadas para pessoas que sabidamente iam valorizar o que estavam ganhando. depois, aos poucos fui perdendo livros de menor apego.
ainda tenho alguns livros, nunca contei, mas se contar os que estão na minha casa com os que estão na minha mãe, talvez chegue a 150 livros? não sei, talvez mais, um dia conto. Não são muitos, não chegam a tanto como eu gostaria de ter em outros tempos, mas são mais do que posso levar se for morar num lugar muito pequeno.

não, não pretendo me mudar, mas nunca sabemos o dia de amanhã.

se você olhar no blog vai ver um post sobre Uniluz, uma comunidade em Nazaré Paulista que é meu sonho de vida. passei apenas uma semana neste lugar, há 2 anos, mas me surpreendi como pude viver num quarto com banheiro com cerca de 9m2 total. e, me surpreendi mais ainda, quando percebi, como posso ser feliz num lugar desse. nada ali me pertencia, com excessão das minhas roupas, e nem pertencia às pessoas que moravam ali. e todos compartilhavam o lugar, os horários de meditação, a comida e o trabalho coletivo com plena paixão nos corações. foi ali que comecei a me desligar mais facilmente das coisas. tenho que voltar mil vezes nesse lugar, ainda tenho muito o que aprender. a vida começa assim, um passo por vez... rs, em breve você vai conseguir perder 1 livro.

é um enorme prazer partilhar meus pensamentos escritos com você. venha sempre ao blog, dê dicas, sugestões e critique também.

um grande beijo e bom domingo!!!!

3 comentários:

Silvestre Gavinha disse...

Você que pediu, né? Voltei.
Achando muito chique um post a mim dedicado.
Krida, continuo gostando do teu projeto. O Grande exercício para mim.
Vamos ver quanto dou conta.
Quanto a Nazeré, a comunidade, muito já ouvi falar dela. Se é que é a mesma ainda. Uma paciente minha (que acho que agora anda no país das fadas - voltou para seu habitat natural), morou lá uns tempos. Na mesma época em que lá esteve a Sara Marriott (você já ouviu falar dela?? Eu li um livro dela chamado Uma Jornada Interior, há muito tempo. E foi muito legal para mim, naquela época).Então, sei do que estás falando. Tenho uma comadre (que também é de outro planeta) que pratica isso o tempo todo. Ela vive assim. Leve,livre e solta.
Eu, no momento estou praticando a estase total. Tenho no quarto do meu filho uma cama de beliche abarrotada de coisas que devo organizar, me desfazer, redirecionar. E não consigo me mexer para começar. Passei o domingo inteiro na intenção. A ver se consigo alguma coisa pelo menos.
Um grande beijo.
Estou colocando você nos meus passeios.
Marie

Euzinha! disse...

Marie,
faz ao menos uma vez, se você conseguir é claro. você vai ver que há um bichinho interno que pede mais, ele rapidamente fica viciado na adrenalida da perda. logo que você perde o livro, vai perceber que é impossível não parar à frente para olhar se alguém pega.
quanto a Nazaré, sim estamos falando do mesmo lugar, fundado por Trigueirinho e, que poucos anos depois acolheu por mais de 1 anos a Sara Marriott.
não sei se você sabe da história, Trigueirinho foi para lá com um grupo de pessoas que pensavam similar a ele.
todas as casas foram construídas por eles, mas uma tem uma história mais bonita. é a casa de meditação, que teve algumas regras de construção, mas a mais significativa (para mim), todos deveriam trabalhar em pleno silêncio. o resultado não podia ser diferente, o lugar é mágico!!!
pelo que vi você não conseguiria viver como o David Bruno que aparece no post sobre a matéria da Revista Época, edição 555 - veja o meu post -, ele se propos a viver com apenas 100 objetos. eu também estou longe disso, mas quem sabe um dia....
beijo e passei bastante!
Euzinha, Roseana

Nelida Capela disse...

Roseana: posso publicar parte do post em Lector in Fabula. Seria a parte de você falando sobre perder livros.