domingo, 11 de janeiro de 2009

fases da vida - e uma das metas do ano: 50 livros no ano

rotina de final de semana: ler a revista rio show do jornal O Globo e ler o site do bairro das Laranjeiras. Confesso que leio mas normalmente não arredo o pé de casa para nenhum evento. Meus finais de semana normalmente são bem caseiros. Marido trabalhando, fico em casa. Marido em casa, visitamos família e uns poucos amigos. Normalmente estamos em casa, comendo alguma coisa, vendo algum filme, lendo um jornal e eu, sempre com um livro em baixo do braço. Algumas vezes saímos para tomar um chopp e quantas destas não me atrevo a levar o livro. Na hora não leio, fico constrangida de entrar na outra dimenssão que o livro me propõe e deixar o marido só na mesa.

mas são assim nossos finais de semana, sempre muito calmos e longe da algazarra dos
points do momento. Não, não somos nenhum casal de velhos abandonados. Somos jovens ainda, eu nem cheguei aos 40a. Aqui preciso abrir um parênteses para explicar uma crença minha. Acho que a juventude é na fase dos 27 aos 45a, quando estamos maduros e com desejos e impetos de fazer e acontecer realmente. Antes disso acho que somos adolecentes ainda, não conhecemos o mundo, não conhecemos as pessoas, ainda estamos aprendendo a difícil arte de viver. A fase adulta pra mim é dos 45 aos 75a, e a velhice é dos 75 em diante. Mas não vejo velhice como uma fase ruim, ao contrário, cada dia gosto mais da minha vida e quero que continue assim até a minha morte.

algumas outras explicações se fazem necessárias:

adolescente pra mim é aquele que tem rompantes de fazer e acontecer, sem pensar no efeito dos seus atos. É aquele jovem alegre que não tem muitos compromissos com a vida e pessoas ao seu redor.

jovem; é a pessoa que ainda tem os rompantes, quer conquistar, mas começa a ter a noção do que envolve suas atitudes. (Na verdade acho que teremos a noção real só quando chegarmos na velhice, talvez nem nela a gente entenda a engrenagem do faz e recebe.) Nessa fase começamos a pensar na criação, vem o desejo de perpetuar a família. Pensamos no pós fase produtiva, e começamos a definir caminhos de continuação do nosso bens estar. Melhor, começamos a economizar (confesso que tô demorando a fazer isso).

adulto; é quando nos preparamos para a aposentadoria, quando nos preparamos para a melhor fase da vida. Quando não devemos nada a ninguém, quando poderemos ter prioridade nas filas, quando seremos a linda avózinha do prédio, da rua e quem sabe do bairro. Podemos parar para falar com todos na rua, não temos mais pressa para nada, não temos mais que cumprir hora com o chefe e o cliente.
e a velhice? ahhhh, essa tem que ser a mais bela. é quando curtimos tudo o que plantamos, lógico o corpo não reage como o da juventude, não podemos querer escalar o everest.

mas sinceramente? hoje eu não quero fazer isso. tudo o que quero é me organizar para chegar na velhice e ter meu conforto. quero ler meus 50 livros no ano, ui que meta audaciosa. quero trabalhar muito, ganhar dinheiro e economizar, para quando meu filho chegar ter condições de ensinar tudo o que puder para ele. e, economizar mais um pouco, para na velhice, viajar o mundo, nem que seja na imensidão de livros que vou ler!!!

Nenhum comentário: