sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

leitura: uma matéria


a leitura que vou comentar desta vez não é de nenhum livro, mas sim de uma matéria de capa da revista Época número 555 de 5 de janeiro passado (nossa quantos 5s!!!!).

o título da matéria é: "Viva melhor com menos".
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI20422-15204,00-VIVER+BEM+COM+POUCO.html

para momentos de crise esta, sem dúvida, é uma matéria interessante. eu já venho buscando essa simplicidade há algum tempo, desde que estive em Nazaré Uniluz. neste post não pretendo falar deste lugar, mas em seguida conto minha experiência nesse lugar e explico o que fazem por lá.

enfim, crise econômica mundial. desemprego, cortes de despesas, economia e principalmente mudança de vida. antes mesmo da crise estourar todos já pensávamos e falávamos em mudar o rumo, pois o mundo está sofrendo com o consumo exagerado. a população do planeta cresceu tanto, de forma desordenada, que hoje o planeta sofre. camada de ozonio grita por socorro, as temperaturas aumentam, as catástrofes mundiais acontecem com mais frequência. é a natureza cobrando do homem o retorno do que tiramos e não cuidamos.

com esse pensamento a mídia começou a divulgar pensamentos de qualidade de vida, cuidados com a Terra, redução, mudança de costumes. essa matéria fala disso tudo, vai permeando por grandes pensadores de séculos atrás, inclusive alguns que viveram Antes de Cristo. e calha exatamente com meu mundo atual.

a filosofia do slow, do menos é mais.

Epicuro, um filósofo que viveu entre 341 a.C - 270 a.C, dizia:
"o sábio satisfaz apenas aos desejos necessários, que exigem muito pouco."
e, "o desejo é inimigo do sossego"

Tanto tempo atrás, ele provavelmente não pensou que a humanidade conseguiria chegar onde chegou, e menos ainda, não deve ter imaginado que tanto tempo depois seus conceitos ainda estariam tão atuais.

pois é, eu quero menos. cortei canais da SKY, pena que ainda não vivo sem ela. mas consegui uma redução de incríveis R$ 110,00. planejei melhor as contas de celular e telefone fixo, que são minhas grandes armas de trabalho - ou busca dele - e, com isso terei uma redução média de R$ 150,00. faxineira, sim também cortei. agora ela vem apenas 2 vezes ao mês, o que significa uma redução de R$ 140,00 no mês. mas não gerei desemprego, ela vai pra casa da minha mãe nos dias que não vem mais pra mim. cartão de crédito? guardei apenas 2, mas trancados no lugar mais difícil de acesso. com isso vou conseguir reduzir cerca de R$ 1.000,00 em gastos.

e decretei.

1. viver um dia por vez;
2. não me estressar;
3. ioga pela manhã na varanda é perfeito para começar o dia;
4. banho frio faz bem ao coração, pele, cabelo e reduz o gasto com o gás;
5. comer na rua engorda, em casa é melhor, a comida é saudável e é feita com total carinho.
6. aproveitar os finais de semana para encontros com amigos. a cada final de semana escolhemos uma casa. agora tenho mais chance de estar com os amigos e família.

outro dia conversando com um amigo, ele se lembrou de como era feliz quando o salário que recebia no final do mês era de apenas R$ 500,00. Você já parou para pensar nisso? Somos mais felizes quando vivemos na simplicidade. nestas fases não temos medo da violência, pq o que temos é pouco e não esbanjamos. também sofremos menos quando perdemos o emprego, pq se há divida ela é pequena e fácil de quitar. ainda há outro ponto, quando eu ganhava menos, em 15 dias eu estava empregada novamente. agora que saí dos R$ 500, demora. não só demora, como corro o risco de não encontrar novo emprego.

ah, mas tudo bem, não quero novo emprego. emprego não combina comigo, assim dizem as cartas do tarô. e, depois de 15 anos no mercado, hoje tenho certeza, eu não combino com empresas. vou montar a minhas, mas vai ser pequena, vai seguir os meus conceitos, não vou me prostituir por qualquer R$ 1.000,00 e vou ser muito feliz!

acho que vou fazer como o David Bruno, - http://www.guynameddave.com/100-thing-challenge.html -, um americano que é o maior divulgador do lema "pouco é bom". Ele ficou famoso com seu blog, onde tem o objetivo final de viver com apenas 100 objetos.

quando nos contentamos com pouco, facilmente conseguimos perceber a felicidade da vida.

para finalizar um texto retirado do blog do David Bruno, é o comentário de uma de suas leitoras, acho que combina bem com a filosofia do slow e do more is less.

"there is a time for everything
a time to let go and a time to hold on
a time to laugh and a time to cry
this is one of those important 'times' in our lives.
nothing is forever as it once was."

Um comentário:

Tania Capel disse...

ah, eu tb tento viver assim... e consigo na medida do possível!

beijos