sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

para quem ficou curioso

Nazaré Uniluz, é um lugar de paz.
sonho em voltar, penso em morar.
mas a vida ainda não me reservou este direito.
um dia vou voltar e sentir o cheiro da cor da natureza.
mergulhar na sala de meditação.
e, escutar o silêncio de tantas orações sentidas ali.

Nazaré Uniluz, é uma comunidade escola em Nazaré Paulista, interior de São Paulo, que tem por princípio a simplicidade, a alimentação ovo-lacto-vegetariana, a meditação, o silêncio e o serviço altruísta.
passei por este lugar maravilhoso em julho de 2007 e ali percebi que é possível viver com muito pouco espaço e com pouquíssimos bens materiais. fiquei por lá uma semana, apenas, na prática do viver em grupo, mas foram dias memoráveis. todos os seus questionamentos se afloram, todos as suas falhas como pessoa gritam, pedindo espaço. mas o esperado é isso, que você faça um caminho de busca interna e solitária onde vai descobrir quem é você, o que você quer da sua vida e qual a sua missão aqui na terra. claro, uma semana é muito pouco para tantas descobertas, mas o que descobri foi fundamental para me abrir novos horizontes.

a grande questão é voltar deste lugar. quando você cai no mundo externo, onde o consumo é a mola propulsora do Estado, onde as pessoas criam grupos seletivos, onde os desejos mundanos se transformam quase que em obrigações, necessidades vitais. Aqui você é posto à prova e confesso, 15 dias em perfeito astral foi o máximo que consegui. Mas a essência ficou e sempre que posso respiro fundo me imagino lá e procuro recuperar os conceitos daquela comunidade.

vale conhecer o lugar, nem que seja pelo site. mas se tiver oportunidade vá para lá.
ali qualquer um que tenha o objetivo de se conhecer e aprender como se vive com menos vai sentir a fantástica liberdade do desapego.
fiquei 5 dias, num espaço onde a metragem do quarto com o banheiro não ultrapassavam 9m2. fiquei na acomodação luxo, que tem banheiro privativo e, percebi logo ao chegar, que não precisava de mais nada, apenas uma cama com cobertas para me aquecer do frio de julho, prateleiras para guardar minhas poucas mudas de roupa, uma mesa, cadeira, copo, vela, alguns livros e um banheiro absurdamente simples. eu estava no paraíso, pude perceber isso logo no inicio do 2o dia.

conheça: http://www.nazareuniluz.org.br

Nenhum comentário: