quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

perca um livro

Sempre tive o desejo de expandir a cultura, não tenho dom para ser professora, nem descobri ainda outra forma de, ativamente, levar a cultura aos que não tem acesso. Foi por este motivo que comecei a dar alguns livros. Dava sempre para pessoas conhecidas, mas que eu não tinha muita intimidade. Como por exemplo: o garçom que me servia num dos restaurantes ao lado do trabalho, o segurança da empresa... E assim foi, dei alguns livros, olhava uma pessoa com gosto pela leitura e já dava um livro.
Um dia me falaram sobre uma comunidade dedicada a perder um livro, fui a caça e descobri no Orkut. A comunidade tem 3722 membros e o objetivo é exatamente como diz o nome; perder um livro. Segundo eles essa é uma prática internacional de incentivo à leitura. O mais interessante da proposta é fazer os livros circularem mundo a fora.
A prática consiste em: ler um livro, cadastrar no site oficial e perder em um lugar público.
O site oficial é WWW.livr.us. Lá você cadastras o livro, imprime uma etiqueta que deve ser colada no livro e depois simplesmente perde ele. Com o cadastro, você pode rastrear o livro, e quem sabe descobrir que ele já rodou tanto que foi parar em outro Estado. Fiz o cadastro e perdi um livro pelo sistema. Certamente o livro foi encontrado, passo todos os dias pelo mesmo lugar e ele não está lá. Porém, quem achou também não retornou ao site para dizer onde achou e onde perdeu. Uma pena, perdi o rumo do livro, mas espero que ele continue sua caminhada de mãos em mãos.
A sensação de perder o livro propositalmente é tão interessante, que tomei como prática. Vez em quando perco uns livros. Mas sempre pelo bairro onde moro no Rio de Janeiro. Logo, se você é de Laranjeiras, fique atento, pode achar um livro perdido por ai. Agora a idéia é incentivar outras pessoas a perderem livros, quanto mais livros caminhantes, mais incentivo à leitura, mais pessoas felizes e sim, acredito num pais melhor.
Ah, fiquem atentos, semana que vem, no dia 20/01, vou perder outro livro!!!!

Um comentário:

Nelida Capela disse...

Vou publicar ainda hoje a informação que você disponibilizou no Lector in Fabula. Bj.PS: Nosso selo já está disponível no blog. Confira!