segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

mas já 3 livros? não acredito

pois é, foi o que me dei conta ao incluir o livro que acabei de ler alguns minutos atrás. a questão é que contei o livro que estava lendo nos primeiros segundos do novo ano.

sim, você está certa, eu não entrei o ano lendo, não sou assim tão anti-social.

entrei o ano festejando e desejando que este ano seja de muitas conquistas, que seja o primeiro ano do novo ciclo... oh, ciclo difícil de chegar.

é, mas a questão é que, ao iniciar este ano já estava com um livro meio lido embaixo do braço, e como terminei no dia 04/01, resolvi incluir ele na listagem. acho que não to roubando...rs.

outro motivo para incluir... a autora Isabel Allende.
meu Deus, estou apaixonada por ela. o livro que acabo de ler tb é dela. queria escrever como ela, de modo simples e suave. gosto como ela observa tudo, o cheiro, a cor, a textura... seus sentimentos são tridimencionais. isso pra mim é poesia.
a cada livro dela entro num estado de: e agora qual vou ler, será que vai me dar prazer como o que acabei de ler. normalmente é difícil começar um outro autor depois de ler um livro dela.

é, demorei muito para conhecer Isabel Allende. o primeiro livro dela que comprei foi Afrodite, mais pelo projeto gráfico, do que pelo livro, tanto que nem li, está guardado até hoje. o segundo foi no ano passado, Inês de minha alma. comprei pela capa e título. inês é uma pessoa que tive contato ano passado, e que abriu meus olhos para novos sonhos profissionais. por esses motivos comprei e me surpreendi, com um livro escandaloso de lindo. grudei no livro que me tornei a mais ante-social, até chegar à última palavra e sentir tristeza pq tinha acabado.

adoro quando um livro me dá essa sensação ao fim!!! outros tantos chego ao fim com a algria de terminar mais um, outros com o alívio de enfim acabou, e mais alguns que nem consigo terminar. mas os da Isabel sempre é uma tristeza chegar ao fim, sempre o desejo de saber mais.

os últimos livros que li dela, são autobiográficos. em "a soma dos dias", Isabel conta passagens da vida, memórias de seus dias, uma continuação do livro Paula. Como eu não tinha lido Paula, aproveitei o momento e li. Gosto de como ela sofre, como ela expõe suas fraquezas, como ela entende seus limites, como ela se assume mulher. Não tem medo, sem receio dando a cara a tapa para milhares de leitores. Me identifico com ela, mas sem meus milhares de leitores.

mas, voltando ao assunto deste post; além de ter começado minha listagem com meio livro em andamento, tive a oportunidade de me dedicar bastante à leitura nestes dias. primeira semana do ano, sempre é fraca, a minha porém, foi um tanto fora dos padrões. sem emprego, montando minha empresa de produção e representação, acabei ficando 2 dias em casa sem nada a fazer e 3 dias acompanhando o primeiro projeto do ano e, como acompanhar trabalho em gráfica algumas vezes é sinonimo de horas e horas esperando... nada mais justo do que ler nesses intervalos. Por isso, 3 livros em 12 dias. Isso não deve se repetir durante o ano, espero trabalhar muito, mas foi bom para começar o ano adiantada.

agora tenho que pensar qual será meu próximo livro, tenho uma fila aqui a minha espera, difícil é escolher.

Nenhum comentário: